Desenvolvimento Sustentável e Finanças

04/12/2013 15:03

Em parceria com o Programa da Universidade de Cambridge para Liderança de Sustentabilidade (CPSL)  e Contabilidade do Príncipe para a Sustentabilidade (A4S), o WBCSD (Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável) realizará um seminário novo e inovador de Liderança para Chief Financial Officers (CFOs) e funcionários de finanças sênior.

Hoje 93% dos CEOs das empresas multinacionais reconhecem que as questões de sustentabilidade devem ser totalmente integradas em sua estratégia. Uma recente revisão de estudos acadêmicos pela Deutsche Bank mostra que as empresas com altos índices de sustentabilidade

◘ Tem um menor custo de capital tanto em termos de dívida e patrimônio líquido (em 100% dos estudos)

◘  Exposição e melhor performance com base no mercado (em 89% dos estudos)                                              
A crescente globalização, a escassez de recursos, crescimento mundial população e as mudanças climáticas estão catalisando novo desafios e oportunidades para os negócios. Sustentabilidade é portanto, cada vez mais presente na pauta das reuniões dos diretores financeiros. 

O Seminário foi concebido para garantir que estão prontos e 

aptos para se adaptar ao seu novo papel.

 

Formato seminário de um dia  e meio que dá acesso aos dados mais recentes econômicos, científicos e análise combinada com perspectivas relevantes por parte dos investidores, cientistas, corpos de relatórios e decisores políticos. O seminário terá início na parte da manhã do primeiro dia e terminará na hora do almoço no segundo dia.                                                                                                                

O seminário foi concebido em torno de debate peer-to-peer facilitada por um corpo docente de classe mundial, explorando os riscos comerciais e oportunidades, os desafios sociais e econômicos ambientais e as implicações para as decisões de investimento e geração de relatórios corporativos.

O seminário é uma colaboração entre o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD), o Programa de Cambridge para Liderança Sustentabilidade (CPSL) e Contabilidade para a Sustentabilidade (A4S – estabelecido pelo Príncipe de Gales em 2004) e será realizado nos dias 11 e 12 de dezembro de 2013.

Local: Londres, Inglaterra                                                      

Maiores informações: Anne-Leonore Boffi: boffi@wbcsd.org

https://www.wbcsd.org/cfoleadershipseminarform.aspx 

O Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD) é uma organização liderada por CEO de empresas com visão de futuro que galvaniza a comunidade global de negócios para criar um futuro sustentável para as empresas, a sociedade e o meio ambiente. Juntamente com  seus membros, o Conselho aplica sua respeitada liderança de pensamento e defesa eficaz de gerar soluções construtivas e tomar ação compartilhada.

Aproveitando suas fortes relações com as partes interessadas como o principal defensor para o negócio, o Conselho ajuda debater a unidade e mudança política em favor de soluções de desenvolvimento sustentável.  

  

A4S foi fundada pelo Príncipe de Gales em 2004, para aproveitar o poder das finanças e contabilidade para construir uma economia sustentável. Trabalha para demonstrar o case de negócios para as organizações que integram medidas de saúde ambiental, bem-estar social e desempenho econômico na tomada de decisões, contabilização e divulgação; Desenvolver os sistemas, ferramentas e orientação e capacitação entre a comunidade contábil, finanças e investidor para permitir a ação a ser tomada; Facilitar a criação de um ambiente favorável ao trabalhar com os investidores e decisores políticos.
 
     

Programa de Cambridge para Liderança Sustentabilidade (CPSL)

CPSL é um departamento da Universidade de Cambridge dedicado a construir a capacidade dos líderes para responder os desafios globais críticos do século 21. Por mais de 25 anos, o CPSL desenvolve programas de liderança para executivos das principais empresas que estão em posição de ter um grande impacto nos sistemas que se inserem. Os programas apóiam as tomadas de decisões sustentadas pelo pensamento de classe mundial e pesquisa da Universidade de Cambridge.